domingo, 19 de dezembro de 2010

A minha prenda de Natal

Há cerca de um ano decidimos apadrinhar uma criança em África. Uma criança num país onde fizesse diferença, num país pobre, e tinha de ser uma menina, porque as mulheres nestas condições sofrem sempre mais para ser ouvidas.
Fiz uma pesquisa à procura de uma organizaçao que se dedicasse a isso, e que fosse fidedigna. Encontrei a SerHumano.
Dos vários orfanatos apoiados por esta organização em Moçambique, escolhemos o Orfanato da Madre Maria Clara, um orfanato de irmãs Franciscanas que albergam só meninas, situado em Chamanculo, Maputo, ao que parece uma das piores zonas de Moçambique, muitas vezes interdita, até ao correio. Calhou-nos a Laíza, uma menina linda, com quase 6 anos, orfã de mãe, a qual foi entregue ao orfanato pelo próprio pai, por não a poder criar.

Hoje chegou-nos a sua cartinha a desejar-nos um feliz Natal. No desenho que ela fez, o que salta à vista são  as meninas de mão dada, as meninas deitadas nas caminhas, as flores, o jogo da macaca. Mas o que me chamou mesmo a atenção foi a minha figura no meio da folha, com uma bruta cabeleira loira, toda desenhada com o lápis mais claro que ela tinha. Tão claro que naõ o consegui captar na foto.
Meninas a castanho escuro, madrinha a lápis amarelo claro. Uma madrinha branca para meninas pretas. É isto que eu sou para ela, mesmo sem me conhecer.

Foi a minha prenda de Natal. Antecipada, mas sem duvida a melhor.













Já está pendurada no meu frigorifico.

1 comentário:

  1. Adorei, e tu deves ter ficado toda comovida...
    Deves fazer uma diferença significativa na vida dela.

    E é mesmo interessante a forma como ela te «pintou», literalmente!

    ResponderEliminar